Tudo o que você precisa saber sobre Fotografia Documental de Parto

6 dicas valiosas para você não errar na fotografia de parto

Depois de muita espera, longos meses de gestação, preparação para o parto, chega o grande dia, seu filho vai nascer! É a realização de um sonho, não é mesmo? E depois, o que restará deste momento? Neste dia o protagonista não pode participar do seu nascimento conscientemente, mas ele (e também toda sua família) poderá viver, através das fotografias, todo aquele momento único e emocionante novamente!
Este é o segmento da fotografia de família que mais nos fascina!
Resolvemos criar este post para apresentar às pessoas que não conhecem esta incrível forma de criar heranças visuais, mas também vamos falar da importância e dos cuidados ao escolher o profissional que irá receber esta missão tão importante.
Assim como os médicos, nós fotógrafos de partos também podemos ser chamados a qualquer momento, quando a bolsa já se rompeu e a mamãe está em trabalho de parto, por isso estar sempre preparado e conhecer bem os procedimentos é um diferencial!
Sabemos que é bem difícil escolher a pessoa certa pra receber esta missão, ainda mais com toda a oferta que temos mercado, mas vamos dar algumas dicas para você viver a realização deste sonho e guardar heranças visuais incríveis!
FOTOGRAFIA DOCUMENTAL DE PARTO

Quando falamos de "documental", significa que o fotógrafo que adota este tipo de fotografia trabalha com o registro do acontecimento sem interferir no que está acontecendo, ou seja, tudo acontecerá de forma natural e o fotógrafo irá registrar, com sua sensibilidade e criatividade, o que realmente acontecerá na ocasião. Isso faz com que as fotografias contem a verdadeira história deste dia.
Usar iluminação artificial, como flashes e iluminadores, e usar técnicas de direção de pessoas é um erro ao registrar este momento, pois tudo isso atrapalha a vivência da mãe e de todos neste momento delicado, além de atrapalhar o trabalho de todos os profissionais envolvidos. ​​​​​​​
É muito importante questionar o fotógrafo na reunião prévia se ele estará atento a todos esses cuidados. É importante também se certificar que o fotógrafo é experiente na área. Assim como na medicina, na fotografia também existem especialidades, cada ramo da fotografia exige técnicas e habilidades diferentes. Você não faria seu parto com, por exemplo, um oftalmologista, não é mesmo?   ;D
CONEXÃO E RESPEITO

Você já deve saber de tudo isso, mas no dia do parto tudo pode acontecer. Você sentirá dor, alegria, ansiedade, tudo junto e misturado. E para poder registrar todos os detalhes deste dia é preciso que o fotógrafo esteja em estado de imersão àquele momento e tenha muito respeito pela sua intimidade.
Pode ser a pessoa mais sensível e mais talentosa do mundo, mas se não tiver muito respeito e uma boa conexão com você e, principalmente, com a sua história, sinto lhe informar mas esta pessoa não servirá para registrar o seu parto.
É muito importante que sejam feitas reuniões com o fotógrafo antes do parto, para que você o conheça, conheça seu estilo, e se estabeleça ao máximo a conexão entre o profissional e a família. 
Uma dica valiosa é que você faça o ensaio gestante com o mesmo fotógrafo, para que se crie uma conexão ali no primeiro contato. Isso facilita ainda mais a inteiração entre vocês, gerando mais confiança.
ÉTICA E APRIMORAMENTO

Costumamos dizer que a fotografia de parto não é para qualquer um. O fotógrafo tem que estar preparado para uma verdadeira maratona física e mental. Serão longas horas de espera, um turbilhão de sentimentos para administrar, cenas fortes para presenciar e, além de tudo isso, não perder o foco de capturar da forma mais discreta possível os melhores momentos. 

Por isso o fotógrafo precisa conhecer tudo relacionado a parto, saber o que deve ou não ser registrado e como deverá ser registrado, saber onde se posicionar para não causar nenhum risco a saúde da gestante e não atrapalhar a equipe médica.
Não adianta apenas estudar fotografia. Uma foto é disparada em milésimos de segundos, mas a bagagem do profissional, seus estudos, seu constante aperfeiçoamento e especialização, investimentos de anos de trajetória é que contribuem para um resultado digno de relevância. 

Pense nisso! No dia mais importante da sua vida, você precisa ter confiança num profissional experiente e que esteja sempre em constante atualização! 
DISPONIBILIDADE E TEMPO DE DURAÇÃO INDETERMINADO

Sabe quando você ouve falar que a bolsa estourou as 4h da manhã e o médico teve que sair correndo na madrugada? Pois é, com a gente é do mesmo jeito! Somos chamados a qualquer hora do dia ou da noite. 
Nos partos humanizados, por exemplo, quem escolhe o dia e a hora do nascimento é o bebê, pois é preciso entrar em trabalho de parto. Eles geralmente acontecem a qualquer momento a partir da 38ª semana de gestação, por isso é de extrema importância que o fotógrafo esteja preparado para qualquer surpresa! Ao contratar este serviço, lembre-se de confirmar se a disponibilidade está descrita no contrato. 
Outro aspecto é o tempo de duração de cada parto, pois é sempre uma incógnita: Pode ser "the flash" ou pode durar mais de 24h. Não esqueça de ver todos esses detalhes com seu fotógrafo na reunião! 
Lembre-se que o fotógrafo também tem uma vida e uma agenda profissional a cumprir. Imprevistos podem acontecer, e para você não ficar na mão e ter a mesma qualidade que o profissional contratado, exija que haja outro profissional, de confiança, para substituí-lo caso aconteça alguma coisa. Nunca se sabe!
VISITAS PRÉ-PARTO E CONEXÃO COM A FAMÍLIA

Alguns profissionais adoram se envolver com a família durante todo o processo da fotografia de parto, Nós, particularmente, adoramos! 
Acreditamos que o dia do parto é um grande acontecimento, ali nasce uma nova família, as famílias se unem, a família cresce e muitas vezes o fotógrafo será os olhos dos avós, dos irmãos, dos padrinhos e de toda a família e amigos naquele momento. É uma imensa responsabilidade.

Nós fazemos questão de conhecer pessoalmente todas as pessoas que vamos fotografar antes do grande dia. Quanto mais informações nós tivermos, quanto mais soubermos o que eles pensam, o que sonham, o que acreditam e mais de suas histórias, melhor será nosso relacionamento, maior será a confiança e melhor será o resultado final de cada trabalho.
É importante que haja muita confiança na equipe escolhida para estar com você durante este grande dia! Tenha em mente que o profissional escolhido irá registrar todos os momentos para sempre, com todo amor e carinho, e deixará de lado outros compromissos pessoais e profissionais para estar com você e sua família assim que for preciso. 
Valorize-o por isso, principalmente na hora de negociar o valor final deste tipo de serviço!
PÓS PRODUÇÃO E ENTREGA DO MATERIAL

Fotógrafos que levam a sério os prazos e possuem sensibilidade para contar histórias, com certeza ganham pontos e devem ser valorizados por isso! 
Pergunte sempre quais são os prazos de entrega e como será a curadoria para publicações. Tenha em mente que indicações e postagens autorizadas ajudam o profissional a conquistar novos clientes. 
Se esforce também para cumprir com os prazos de escolha de fotos (para diagramação de álbum e impressões, por exemplo) e aprovações necessárias para dar andamento ao trabalho. 
Quanto mais rápido for a sua seleção, mais rápido todas as suas recordações estarão disponíveis pra você reviver tudo novamente!
___________________________________________________________________________________

E aí, gostou da leitura?  Acha que ajudou?
Se você gostou do artigo e das fotos, você acaba de deixar um casal de fotógrafos muuuuito felizes!
Por isso, nós temos uma SURPRESA pra você!

Nós somos apaixonados por contar histórias e viver momentos incríveis! De tempos em tempos selecionamos algumas famílias para vivermos novas histórias e experiências, por isso, neste primeiro semestre de 2020, vamos selecionar 5 gestantes que irão ter seus bebês em 2020 para ganharem da Gi e do Caio, de presente, um ENSAIO GESTANTE! 

Isso mesmo! Parece loucura mas é verdade, vamos dar DE PRESENTE um ensaio gestante lindão! E aí, gostou da ideia?

Se você gostou do nosso trabalho, te convido a participar! 
Você só precisa clicar no botão abaixo e responder algumas perguntinhas. 

Corre que ainda dá tempo!! 


Gostou de conhecer mais sobre a fotografia de parto? Estamos sempre oferecendo diversas dicas sobre fotografias de gestação e parto no nosso blog. 
Para recebê-las no seu e-mail, inscreva-se!
Enviar
Mensagem enviada! Obrigado!
Voltar ao topo